sexta-feira, 4 de junho de 2010

As capitais do nosso Brasil


Após a descoberta da baía de todos em santos, navegadores portugueses avistaram uma nova baía. Em homenagem ao rei de Portugal - D. Sebastião, Estácio de Sá escolheu para a mesma o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, pensando que fosse a foz de um rio.
O Rio de Janeiro teve um crescimento muito rápido, pois a vinda da família real portuguesa ao Brasil, no ano de 1808, trouxe o aumento na movimentação de seu porto através das mercadorias europeias e dos navios negreiros, que transportavam os escravos.
Duzentos anos mais tarde a cidade tornou-se a capital do Brasil, em razão da necessidade de controlar a extração do ouro, o transporte dos mesmos, vindos dos atuais estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Como a família real portuguesa estava ali estabelecida, juntamente com os integrantes do governo, criaram vários locais para divertir os membros da corte real, como museus, bibliotecas, teatros, parques e escolas, que podem ser visitados até os dias de hoje.

A economia do Estado foi crescendo em virtude do aumento do comércio da cana-de-açúcar, do café e do ouro.
O Rio de Janeiro tornou-se um dos grandes centros culturais do Brasil, pois recebeu fortes influências europeias. Dentre elas podemos destacar a música, o teatro, as artes, a poesia, as roupas que ditam a moda até hoje, etc.
Mundialmente conhecida pelas suas belezas naturais, além dos pontos turísticos mais famosos, como o Pão-de-Açúcar e o Cristo Redentor, o Rio de Janeiro recebeu o título de Cidade Maravilhosa, em face das lindas paisagens naturais e praias, sendo também valorizado pelo carnaval, através do desfile das escolas de samba.
Em 1960, deixou de ser a capital do Brasil, passando o título para Brasília, a cidade planejada, construída no centro do país.
Postado por: Gabriela Rangel :)

Um comentário: