quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quadro brasileiro no Período Regencial

Em 1822, o Brasil era um país recém-nascido. Era um território extenso, por isso ficava difícil dar conta de governar todo o país. Já que o norte tinha interesses diferentes e o sul, necessidades diferentes. As tendências eram os interesses ligados a capital e áreas próximas. Com a regência Una permanente, várias revoltas aconteceram. Como a Guerra dos Farrapos e a Revolta dos Malês.

Texto criado por: Gabriela Rangel
☺ ☻ ☺ ☻ ☺ ☻ ☺ ☻ ☺ ☻ ☺ ☻ ☺ ☻

PESQUISA NA INTERNET!

Quem eram os Malês?
Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros). Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Os malês possuiam um nível cultural superior, se comparados aos brasileiros da época: eram bilíngues e alfabetizados em árabe.


Onde ocorreu?
A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835.


O que eles queriam?
Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_dos_males.html
Autor desconhecido

Postado por Gabriela Rangel !

Nenhum comentário:

Postar um comentário