quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Contra o trabalho escravo

Texto 1
'Lista Suja' do trabalho escravo passa a conter 164 empregadores, diz ministério
Em relação à última atualização, foram incluídos 12 e excluídos dez nomes.
Governo não concede créditos a empregadores que constam do cadastro.


O Ministério do Trabalho divulgou nesta quarta-feira (6) a lista atualizada do Cadastro de Empregadores flagrados explorando mão-de-obra escrava no país. Revisada semestralmente, a relação, conhecida como "Lista Suja", conta com 164 empregadores infratores, entre pessoas físicas e jurídicas.

Em comparação à versão divulgada há seis meses, foram incluídos 12 novos empregadores e excluídos dez nomes. Segundo o ministério, os infratores são, em sua quase totalidade, ligados às atividades agropecuárias. Confira a lista no site do Ministério do Trabalho.

Os empregadores que figuram na “Lista Suja” do ministério foram flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas à de escravo. As principais causas de manutenção do nome no cadastro estão relacionadas à não quitação das multas impostas, reincidência na prática do ilícito e ações em trâmite no Poder Judiciário.

O Cadastro de Empregadores flagrados explorando mão-de-obra escrava é encaminhado a diferentes órgãos públicos do país para conhecimento e utilização. Ele serve para barrar a concessão de créditos a empregadores que constam na lista.

Os empregadores flagrados permanecem por no mínimo dois anos no cadastro. Neste período, não podem concorrer a financiamentos públicos. Depois de dois anos da notificação, são excluídos da relação aqueles que tenham corrigido irregularidades identificadas durante inspeção do trabalho e não reincidiram no crime.

Para que o nome seja excluído do Cadastro há a análise de informações obtidas por monitoramento direto e indireto nas propriedades rurais, por meio de investigação no local, informações dos órgãos governamentais e não-)governamentais, além das que são repassadas pela Coordenação Geral de Análise de Recursos da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT.

Texto 2

Amazônia tem mais da metade dos casos de trabalho escravo, aponta lista oficial
Ministério divulgou relação de empregadores que cometeram esse crime.
Locais onde houve mais libertações também são os mais desmatados.

Iberê Thenório
Do Globo Amazônia, em São Paulo
Tamanho da letra
Amazonia é a região que mais tem problemas de trabalho escravo, indica lista divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Conhecida como “lista suja” do trabalho escravo, a relação traz pessoas e empresas que cometeram esse tipo de crime.

Dos 164 casos enumerados pelo ministério, cem deles (61%) ocorreram em estados que pertencem à Amazônia Legal. O local com mais problemas é o Pará (46 casos), seguido do Maranhão (22 casos) – ambos da Amazônia – e Mato Grosso do Sul (18 casos).



COMENTÁRIO:
O indíce de trabalho escravo é realidade em 2010 , as pessoas acham que lucram com esse tipo e trabalho , mais isso é uma idedia muito ultrapassada para pessoas do seculo XXI.

Postagem : Mariana Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário